EDUCAÇÃO INFANTIL

O estudante tem a oportunidade de viver de forma plena, adquirindo novos conhecimentos, possibilidades de escolha, convivência e experiências.

Com o objetivo do desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físicos, afetivo, intelectual, linguístico e social, a fim de complementar a ação da família e da comunidade, nesta etapa, o estudante é estimulado a ampliar seus conhecimentos através da interação, exploração do ambiente de maneira segura e ao mesmo tempo desafiadora, direcionando a introdução das crianças na cultura e à apropriação por elas de conhecimentos básicos de forma espontânea.

Assim ao vivenciar as atividades diárias, os estudantes constroem conhecimentos, expressam-se, interagem e manifestam desejos e curiosidades, de forma dinâmica e eficaz para uma plena aprendizagem.

FUNDAMENTAL I

O Colégio Santa Emília, tem como objetivo auxiliar os estudantes no máximo de sua possibilidade cognitiva, afetiva, ética e estética, conduzindo-os ao desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum. Proporciona um espaço no qual o (a) estudante aprende a construir seu conhecimento em uma dimensão participativa, alegre, responsável, competente, contextualizada e atual.

O estudante é visto como sujeito ativo de sua aprendizagem, levando em consideração suas experiências, um ser receptivo a mudanças com espaço para exercitar sua consciência crítica e para experimentar e realizar os passos necessários a sua formação integral.

FUNDAMENTAL II

Ensino 6°s e 7°s anos

Sentimos que a educação é fator primordial para a transformação da sociedade.

Trabalhamos com alunos dos 6°s e 7°s anos não apenas permitindo o acesso ao conhecimento mas propiciando condições para que construam sua cidadania, na perspectiva de um mundo melhor.

Ensino Fundamental (8º e 9º ano)

O Ensino fundamental, etapa final no CSE, permite ao estudante acesso aos conhecimentos, competências e habilidades necessárias ao mundo moderno e desafiador, oportunizando assim, a formação de atitudes e valores e o fortalecimento dos laços de solidariedade humana e tolerância recíproca na vida social.

Nessa perspectiva, trabalhamos com o estudante atividades diárias voltadas ao exercício da prática do significado através dos conteúdos vivenciados.

ENSINO MÉDIO

Optamos por um ensino que permita ao estudante acesso aos conhecimentos, competências e habilidades necessárias ao exercício da cidadania e a participação no mundo do trabalho.

Nessa perspectiva, queremos um estudante que busque dar significado ao conhecimento mediante a contextualização dos conteúdos, bem como, preparar-se cientificamente, utilizando diferentes tecnologias às áreas de atuação.

ENSINO RELIGIOSO

O Ensino , como disciplina e área de conhecimento, tem por objetivo promover um estudo sobre as diversas manifestações de fé e promover o diálogo inter-religioso de respeito ao sagrado do outro e para o outro, além de desenvolver uma consciência de cidadania e ética nos alunos.

Na Igreja, a experiência de nossa vida é celebrada no sacramento do cristão que está amadurecendo na fé. É com esse pensamento da promoção da fé cristã que, anualmente, em parceria com a Paróquia de Santo Antônio, no Bairro do Cordeiro, e a Arquidiocese de Olinda e Recife, o Colégio Santa Emília oferece cursos de catequese, a fim de preparar os alunos para a Primeira Eucaristia e crisma.

Primeira Eucaristia: Celebração religiosa da Igreja Católica Apostólica Romana, em que os alunos recebem pela primeira vez o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo no vinho e no pão.

Crisma: Sacramento em que se renova a graça do Batismo, sacramento da confirmação.