EDUCAÇÃO INFANTIL

No Colégio Santa Emília, o estudante tem a oportunidade de viver de forma plena, adquirindo novos conhecimentos, possibilidades de escolha, convivência e experiências.

Com o objetivo do desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físicos, afetivo, intelectual, linguístico e social, a fim de complementar a ação da família e da comunidade, nesta etapa, o estudante é estimulado a ampliar seus conhecimentos através da interação, exploração do ambiente de maneira segura e ao mesmo tempo desafiadora, direcionando a introdução das crianças na cultura e à apropriação por elas de conhecimentos básicos de forma espontânea.

Assim ao vivenciar as atividades diárias, os estudantes constroem conhecimentos, expressam-se, interagem e manifestam desejos e curiosidades, de forma dinâmica e eficaz para uma plena aprendizagem.

FUNDAMENTAL I

No Ensino Fundamental , o Colégio Santa Emília, tem como objetivo auxiliar os estudantes no máximo de sua possibilidade cognitiva, afetiva, ética e estética, conduzindo-os ao desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum. Proporciona um espaço no qual o (a) estudante aprende a construir seu conhecimento em uma dimensão participativa, alegre, responsável, competente, contextualizada e atual.

O estudante é visto como sujeito ativo de sua aprendizagem, levando em consideração suas experiências, um ser receptivo a mudanças com espaço para exercitar sua consciência crítica e para experimentar e realizar os passos necessários a sua formação integral.

FUNDAMENTAL II

Ensino Fundamental II 6°s e 7°s anos

Sentimos que a educação é fator primordial para a transformação da sociedade.

Trabalhamos com alunos dos 6°s e 7°s anos não apenas permitindo o acesso ao conhecimento mas propiciando condições para que construam sua cidadania, na perspectiva de um mundo melhor.

Ensino Fundamental (8º e 9º ano)

O Ensino fundamental, etapa final no CSE, permite ao estudante acesso aos conhecimentos, competências e habilidades necessárias ao mundo moderno e desafiador, oportunizando assim, a formação de atitudes e valores e o fortalecimento dos laços de solidariedade humana e tolerância recíproca na vida social.

Nessa perspectiva, trabalhamos com o estudante atividades diárias voltadas ao exercício da prática do significado através dos conteúdos vivenciados.

ENSINO MÉDIO

Optamos por um ensino médio que permita ao estudante acesso aos conhecimentos, competências e habilidades necessárias ao exercício da cidadania e a participação no mundo do trabalho.

Nessa perspectiva, queremos um estudante que busque dar significado ao conhecimento mediante a contextualização dos conteúdos, bem como, preparar-se cientificamente, utilizando diferentes tecnologias às áreas de atuação.

ENSINO RELIGIOSO

Colégio Santa Emília – fundado em 1984 – com princípios religiosos fundamentados no catolicismo, oferece aos que aqui estudam preparação para a 1ª  Eucaristia e o Crisma.

O terço, oração que invoca Nossa Senhora pedindo o seu apoio e sua proteção, é rezado toda terça-feira, às 19 horas.

A missa, momento de fé cristã e encontro com Cristo, é celebrada aos sábados, às 16 horas.

O terço e a missa são oferecidos à comunidade cristã que com fé buscam a palavra que alimenta a alma e o coração.